Qual o potencial da tecnologia blockchain?

Você sabe o que é blockchain? Essa tecnologia nada mais é do que um livro de registros imutável e distribuído ou seja, qualquer informação contida neste livro não pode ser alterada e está acessível a qualquer um dentro da rede. Não à toa, há quem a considere a tecnologia mais disruptiva desde a internet.

Em 2008, uma pessoa ou grupo de pessoas, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, criou o Bitcoin. Trata-se da primeira criptomoeda do mundo, cuja existência depende do protocolo blockchain junto com o qual foi criada. 

Graças à tecnologia blockchain, o bitcoin roda sem falhas ou erros há 12 anos. A criptomoeda é uma simples linha de código, mas o que a faz ser disruptiva e inovadora é a rede blockchain que torna impossível apagar, alterar ou copiar tal linha de código. Ao redor do mundo, empresas estão se adaptando a esta nova forma de registrar informação, seja ela financeira ou não.

Como nenhuma informação pode ser apagada ou alterada, apenas atualizada, o protocolo permite rastrear virtualmente tudo o que for inserido na rede, possibilitando o uso para pagamentos, rastreio de produtos, registro de propriedade intelectual, cartório, acesso e posse de dados médicos etc.

Um dos clientes da Doze+, a QR Capital, acredita que a blockchain vai revolucionar o mercado financeiro e de capitais. Com a missão de disseminar conhecimento sobre a tecnologia, em 2019 nós desenvolvemos cursos ministrados nas redações de grandes jornais, para auxiliar jornalistas na cobertura qualificada do setor.